domingo, 11 de novembro de 2007

FLAMENGO 1 X 0 SANTOS

O Joel Santana realizou uma proeza nesta sua passagem pelo Flamengo. Armou uma equipe ofensiva sem contar com jogadores criativos no meio-de-campo. O time de hoje teve o tal domínio terriotorial na partida: mandou no jogo, marcou no campo do adversário, mantendo a equipe do Santos com preocupações defensivas. Há na escalação do Mengão a expressão da antiga questão filosófica do embate entre a formiga e a cigarra, entre o operário e o artista. O que é mais útil para se vencer a partida: o guerreiro mediano que se atira na bola para recuperá-la e iniciar o ataque contra defesa adversária desarmada ou o armador talentoso dotado de visão privilegiada para encontrar um espaço onde a maioria não vê?

Subi a rampa do Maracanã convencido de que precisávamos de mais talento na criação das jogadas. Por outro lado, entreguei nas mãos do Joel. Ele tem mostrado que sabe o que faz. E não é que deu certo mais uma vez? Embora o resultado tenha sido construído quando já estavam em campo o Obina e o Roger, nas vagas de Jaílton e Toró (que dessa vez conseguiu ser muito útil com a sua já costumeira raça, brigando pela bola no campo do Santos e contribuindo para sufocar o adversário), o gol saiu em uma jogada que já vinha sido repetida durante o jogo todo: bola cruzada por um dos laterais, os nossos jogadores mais altos chegando para escorar ou concluir. O que o gol da vitória teve de especial foi o fato de ter saído após uma excelente linha de passes de cabeça dentro da área, como há muito não se via.

É, o Joel parece saber o que faz. Graças à atuação dos laterais, não se pode chamar o treinador de retranqueiro. Eles jogam com bastante liberdade, proporcionada pela marcação dos cães-de-guarda do meio. Todo mundo disse que o jogo pelos lados do campo seria manjado, que o Luxemburgo ia saber matar estas jogadas. Mais uma vez nossos laterais foram responsáveis pela criação das melhores oportunidades. E assim vamos vencendo as partidas com placares apertados, mas de forma segura e convincente. Estou confiando tanto no Joel que acho que ele saberá o momento certo de mexer no time.

Precisa escrever sobre a torcida? Precisa. Hoje eu saí do Maracanã especialmente emocionado por conta da possibilidade de ter acontecido nesta noite o nosso último ato da temporada naquelas arquibancadas. E que ato! Recorde absoluto de público dos últimos Brasileirões. Se minhas contas não estiverem errradas, eu assisti a vinte e cinco jogos no Maraca neste ano de 2007. Na saída do estádio, o jogo que veio à minha cabeça foi o daquela fria noite de 09 de maio, quando faltou apenas um gol para termos chance de avançar na Libertadores. A noite fria terminou de forma melancólica, mas pudemos cantar o hino do Flamengo e saudar os jogadores que se esforçaram em campo, pois sabíamos que podíamos ter orgulho da equipe e, principalmente, que com a mesma força que demonstrávamos ao empurrar o time naquela ocasião, poderíamos voltar à competição. Está acontecendo. E numa jornada inesquecível, grandiosa, bem com a cara do Flamengo.

Flamengo: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton (Obina), Cristian, Ibson e Toró (Roger); Renato Augusto e Souza (Léo Medeiros). Técnico: Joel Santana
Santos: Fábio Costa; Alessandro (Petkovic), Domingos, Marcelo e Kleber; Maldonado, Adriano (Renatinho), Rodrigo Souto, Pedrinho (Vítor Júnior) e Rodrigo Tabata; Kleber Pereira.Técnico: Vanderlei Luxemburgo Local: Maracanã/RJ
Árbitro: Evandro Rogério Roman
Auxiliares: Roberto Braatz e Erich Bandeira
Cartões amarelos: Toró (Flamengo). Maldonado, Pedrinho e Rodrigo Tabata (Santos).
Gol: Souza, aos 30 minutos do segundo tempo.

13 comentários:

Anônimo disse...

É, meu amigo. Foi mais um passo para nossa glória. E como eu já havia dito, estamos numa competição que só termina no ano que vem.
Sobre o meio, é aquilo que falamos ontem, o próprio São Paulo não tem um grande jogador de armação. Ele joga com vários jogadores de pegada e quem arma o jogo de verdade é o ala Jorge Wagner. E no Flamengo acontece mais ou menos isso, só que nós temos umas vantagens a mais que eles: temos DOIS laterais muito bons e uma torcida que nunca vai deixar o time amolecer durante o jogo.
Joel sabe o que faz. Às vezes a gente quer que ele mude logo, mexa no time, mas ele demora. Ele demora mesmo, ou faz na hora certa? Sei lá. O que importa é que vem dando certo. Ontem, depois do gol, na mesma hora ele chamou o Léo Medeiros pra fechar o meio, tirando o Souza. E uma coisa interessante que ele falou. Ele pensou em colocar o Maxi, mas lembrou que o jogo era pelo alto mesmo e colocou o Obina. Acabou saindo um gol de linha de passe de cabeça! Ele está iluminado!
Bom, ainda acredito na torcida dentro do estádio no dia 25. E estaremos lá!
Abraço!!!

Anônimo disse...

JOEL É O CARA, A TORCIDA É DEMAIS, OS JOGADORES SÃO RAÇUDOS!!! TUDO VAI DÁ CERTO!

Anônimo disse...

Amigo, Cheguei ao Rio um pouco antes do jogo, tempo suficiente pra me ajeitar num bar, arrumar a mesa mais próxima do telão e pedir um chopp. Obviamente, não dá pra se comparar com a sensação de estar no Maraca. Mesmo assim, deu pra sentir um pouco da energia, pois apesar da maioria rubro-negra, pude perceber por algumas expressões faciais, um grupo, velado, da torcida arco-íris.
Sobre o seu comentário, vc bem se recorda que divergíamos sobra a contratação do Joel. Eu sempre fui a favor, mas confesso que não imaginava que ele fosse capaz de fazer um trabalho tão bom. Devido ao papel que temos feito nos ultimos anos, eu já havia me conformado em escapar do rebaixamento, pois ele pegou o time muito mal colocado na tabela, sem contar que os jogadores apresentavam aquela postura apática dos tempos de Ney Franco.
Vendo pela tv, pude fazer uma análise, digamos mais técnica. Pude perceber que o Flamengo tem uma espinha dorsal eficiente. Um goleiro seguro, um zagueiro (Fabio Luciano) que se impõe e comanda a retaguarda. Jailton atuando na verdade como terceiro zagueiro, Toró e Cristian correndo e se superando pra cobrir o avanço dos laterais e Ibsos chegando mais nos atacantes, com o Souza fazendo excelente papel de pivô. Sobre os laterais, a análise e´a mesma que já foi feita nesse blog, são a principal arma de ataque e criação das jogadas. E pra concluir, ainda temos boas opções no banco de reservas.
É isso aí, falta pouco pra Libertadores, mas independete do jogo ser com o apoio da torcida, os jogadores têm de manter o foco.
Um abraço e saudações rubro-negras!!!

Anônimo disse...

Meus irmãos de sangue rubro negro, mais uma vez é com imensa felicidade que entro neste cantinho exclusivo dos amantes do manto rubro negro para compartilhar minha opinião sobre o mengão, torci como um louco daqui da plataforma, sei que não é a mesma sensação de estar na nossa casa que é o maraca, mas tenho certeza que um pouco da minha energia positiva tambem foi levada pelos deuses do futebol para se unir aos 88.000 que estavam lá.
Ë meus amigos o nosso papai Joel mais uma vez provou que esta iluminado, fez uma mexida ousada para os padrões táticos do Joel, tirando os dois volantes de marcação e apostando nas bolas alçadas na area que culminou naquela tabelinha mortal de cabeça, como dizia o nosso saudoso Jorge Cury, Souza de cuca legal sacramentou mais uma vitória do mengão, infelizmente os engravatados do STJD insistem em querer punir essa imensa galera, que vem provando a cada jogo que junto do carnaval carioca faz o maior espetaculo da terra, pelo ato irresponsável de um falso rubro negro pq é inádimissivel que um rubro negro de verdade sabendo que o clube pode ser puniodo atiraria uma lata de cerva no campo.Mas se por acaso essa pena for mantida, ouvi falar que a galera planeja invadir os arredores do maraca e fazer um verdadeiro abraço humano de mais de 100.000 pessoas no entorno da nossa casa, se acontecer vai provar que o refrão da canção na arquibancada não é de brincadeira que "onde o mengo estiver estarei", sei que isso vai parar as avenidas proximas do maraca, mais que vai ser uma imagem inesquecível,isso vai.

Pra terminar gostaria de parabenizar o Rondinelli negro do Fla, meu querido Toró, sei que seu apelido vem da fama de ser um matador implacavel nas divisões de base la na turma do pó de arroz,porém aqui no Fla vc é um verdadeiro Toro de raça que contagia o time e se vc não tem contribuido com gols, tem conribuido e muito com sua aplicação dentro do campo, eu vi um comentário do Renato Mauricio Prado te detonando por não armar as jogadas, acho que ele ainda não caiu na real que não temos mais um meiuca com Andrade, Adilio e Zico por isso continue com esse espirito que a nação rubro negra, venera jogadores com esse espirito, hja visto exemplos como Rondinelli, Charles Guerreiro e outros limitados tecnicamente mas que se entregam de coração no gramado.

Um abraço a todos.

Sócrates

Gabriel disse...

Beleza, não vamos cumprir suspensão, estamos liberados para jogar! O sempre tranquilo Jean estava certo de novo! Confesso que estava na dúvida se a lei permitiria a não punição do Mengão, se fosse para escapar com uma manobra jurídica, era melhor cumprir a lei honradamente. Mas constatei que a punição foi um equívoco ou, no mínimo, controversa. Dei uma olhada no site justicadesportiva.com.br. Olha o que está previsto no artigo 213:
"§ 3º A comprovação da identificação e detenção do infrator com apresentação à
autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência, na hipótese de
lançamento de objeto, exime a entidade de responsabilidade." Agora veja o despacho do presidente do STJD:
"O clube fez prova, também, de que, na repressão, ante os dois fatos narrados pelo árbitro (arremesso de um foguete e de uma latinha de bebida), foram identificados os autores desses arremessos, e apresentados à autoridade policial competente, que lavrou os respectivos “Termos Circunstanciados”, encaminhando-os ao Jecrim."
Se algum botafoguense te encher o saco, manda isso para ele e pergunta do Dodô.

André, o Kleberson joga no teu time?

Sócrates, Rondinelli negro foi sensacional!!

Abraços e sadações rubro-negras!

Anônimo disse...

É meu amigo! Vamos ao Maraca mais uma vez. Na segunda eu troco minha latinha na primeira hora!
Mas o que ficou claro pra mim, é que o Approbato não queria entrar numa de prejudicar o Flamengo (caso o Fla não conseguisse a classificação jogando sem a torcida, seria um prejuizo sem cálculos para o clube). Agora o julgamento só sai depois do jogo, e se punido, o Fla cumpre ano que vem.
www.flagol.blogger.com.br

Anônimo disse...

PARABÉNS AO FLAMENGO POR 112 ANOS DE GLÓRIAS!

www.flagol.blogger.com.br

Anônimo disse...

Gabriel, respondendo a sua pergunta: Kleberson não joga no meu time, e aliás, não acho que jogue nada. Porém, espero ter o prazer de queimar minha língua sobre isso. Aproveitando a oportunidade, quero fazer um comentário por justiça: o tão criticado Jailton tem jogado bem!
Abraço à todos os rubro-negros desse espaço democrático e parabéns pra gente, por 112 anos de alegria!!!!

Anônimo disse...

Andre, o Jailton jogou bem contra o Santos. Só.
Até antes disso ele errava demais, principalmente passes. E perdia muitas bolas, depois de roubá-las.
www.flagol.blogger.com.br

Anônimo disse...

Jean, concordo com vc, isso é verdade. Apenas quis fazer justiça e não ser radical, pois sou do grupo que critica ele mas dessa vez o vi ter boa atuação. Pra ser sincero, nem acho ele ruim, acho que as ele se perde por não tentar fazer o "feijão com arroz". Se jogasse de forma mais simples, não erraria tanto. Cansei de ver ele tentar inventar coisas, tais como lançamento em profundidade. Além de não ter essa função, não acho que tenha muita qualidade pra isso...
Um abraço.

Gabriel disse...

O Jailton esteve bem na última partida mas é bonde: dá espaços e no máximo incomada na marcação, não limpa as jogadas, como bem observou o Jean. Pra mim, o Mengão tinha que buscar um jogador para a posição dele, porque tem aos montes no mercado. Um bom volante acompanhado de mais um bom zagueiro e teríamos um sistema defensivo sólido como há muito não vemos. Acho que o Jailton só não sai do time hoje porque o Joel não quer mexer no posicionamento do Cristian e do Ibson. O Colace não teve oportunidade ainda e duvido que vá ser testado nesta reta final.
Agora, que tal se tivéssmos um volante como o do vídeo abaixo?

http://www.youtube.com/watch?v=p6MjkVsi-xU

Abraços!

Anônimo disse...

Eu gostaria de ver o Colace no time. Pô, ele parece ter bem mais habilidade que o Jailton.

Anônimo disse...

Sobre o cara do vídeo... não vale. ele é mostro!!!
Vc vê q ninguém reclama dele, né! A jogada foi perfeita. Mas se fosse qualquer outro jogador muquirana, aposto q o Bebeto e o Renato iam reclamar. Vc's percebem q eles lamentaram não ter saído o gol. Isso é respeito ao craque. E de craques para craque. Aliás, q time aquele, hein!