quarta-feira, 29 de outubro de 2008

VITÓRIA 0 X 0 FLAMENGO

Kleberson é gênio. Realizou uma excelente partida na vida (duvido que tenha tido qualquer outra mais do que boa) mas foi esperto o suficiente para fazê-lo numa final de Copa do Mundo. Depois disso, nunca mais precisou jogar nada para ganhar dinheiro como jogador de futebol. Na época era uma jovem promessa, e todos os seus sucessivos fracassos após o Mundial (no próprio Atlético-Pr que o revelou, no Manchester e no Besiktas) eram aliviados pela lembrança de que o jogador conquistara o penta com o Brasil. Não sei se nos outros clubes pelos quais passou funcionava deste jeito, mas, no Flamengo, onde dizem que recebe o maior salário do elenco, o Kleberson desenvolve um macete que poucos observam. Ao final do empate contra oVitória, a maioria poderá reclamar do Leo Moura ou do Toró, que desperdiçaram jogadas de gol claríssimas. Estes devem receber uma nota 4 ou 4,5 dos jornais, comprometeram claramente o resultado do jogo. Kleberson levará um 5,5 ou 6: não perdeu gols, não desperdiçou ataques... Agora tente se lembrar de um lance em que o rapaz tenha participado na defesa ou no ataque. Eu falo em participar, não em destacar-se ou executar com perfeição. Só participar.
Pois é... Eu só lembro de um lance, uma bola no ataque que foi rebatida em seus pés e ele deu um balão na bola, botando o Leo Moura na frente do gol, mas também livrando-se dela. Aliás, meu amigo André observa que ele sempre se livra da bola. O André também concluiu o que não parece tão óbvio: com o Kleberson, jogamos sempre com menos um. Mas desse jeito, escondidinho e com título de pentacampeão do mundo, o sem-sangue é titular absoluto no time do Tiozão.
****
O Flamengo está a 3 pontos dos líderes. Os que estão na frente não possuem muitos atributos: o Grêmio andou perdendo da Portuguesa e nesta rodada tomou um passeio; O Palmeiras levou de 3 do Fluminense; o Cruzeiro é um time de garotos e o São Paulo ganha sempre na conta do chá e muitas vezes com arbitragem amiga. O Flamengo tem (ou tinha, após esta rodada) a melhor campanha do segundo turno. É (ou era) o melhor visitante. Tem o segundo melhor ataque e o terceiro melhor saldo. No entanto, os dados qualitativos são mais importantes que os quantitativos. A matemática é pouco para me entusiasmar. O time não inspira confiança. Para ser campeão ou talvez até para a vaga na Libertadores, precisará ganhar do Cruzeiro fora e do Palmeiras em casa.
Não levo fé. Também não acho agradável assistir aos jogos deste time. O jogo com o Coritiba foi uma aberração, com muitos deméritos para o adversário. Por isso, não pretendo ir ao jogo de sábado. Caio Jr. e Kleberson conseguiram me transformar num torcedor de radinho.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pois meu ingresso já está comprado. Realmente ainda acho que dá. O time até que teve chances, mas Kléberson é ridículo. Caio Júnior é cego.
A diferença diminuiu e com uma vitória no sábado, dormiremos líderes. E podemos contar com pontos perdidos do Palmeiras (Santos) e do Cruzeiro (Goiás).
Vamos Flamengo,
Vamos ser "campeão"...

confionomengao disse...

Gabriel...
Esse Kleberson oscila muito! O Flamengo jogou mal ontem... pra variar um pouquinho, né não?!

Tomará que tudo corra bem contra a Portuguesa, pois estarei lá!

Saudações!

Anônimo disse...

É, Gabriel...
Assino embaixo (mais uma vez) o que você escreveu na resenha e também as citações que são creditadas a mim. Aproveitando ainda para esclarecer que, nas estatísticas, as "livradas" laterais de bola do Kléberson, aparecem como passes. Pra fazer isso que ele faz, sairia muito mais em conta repatriar o Da Silva, Leandro Salino, Jorginho, Paulinho ou até mesmo adiantar o Jaílton. Em que pese toda a falta de categoria dos jogadores citados acima, pelo menos eles demonstravam o mínimo que se deve esperar de um jogador, que é se esforçar. Não estou dizendo que sinto saudade do futebol de algum deles mas do Kléberson, não temos nem isso...
Enfim, hoje diante da Lusa, esperamos que o time faça valer o mando de campo, a força da torcida e consiga trazer os 3 pontos que serão necessários para continuarmos vivos na luta do Hexa. E que o Tiozão tenha um pouco mais de ousadia tb, botando o time com uma postura mais ofesiva...