domingo, 21 de outubro de 2007

FLAMENGO 2 X 0 GRÊMIO

No caminho de volta do Maracanã para casa, vim pensando em como escrever sobre o jogo de hoje sem ser repetitivo. Afinal, mais uma vez a torcida lotou o estádio (novo recorde de público pagante), o time jogou com muita raça e foi extremamente aplicado e não nos sentimos ameaçado em nenhum momento pelo adversário. Talvez a diferença nas condições para o confronto contra o Grêmio estivesse na composição do banco. Não, nenhum reserva que entrou teve participação decisiva no resultado, mas hoje pudemos iniciar a partida deixando no banco jogadores capazes mudar o jogo tanto tática quanto tecnicamente. Houve até controvérsia na escalação! Eu, por exemplo, preferiria um time um pouquinho mais ofensivo logo de saída. Mas o fato é que se estávamos sempre na conta do chá (na segunda partida contra o Flu, perdemos o Maxi e não tínhamos ningúém da posição para escalar, por exemplo), parece que agora, com algumas exceções, não precisamos nos desesperar com qualquer desfalque de ocasião.


Se tivesse que escolher um destaque deste elenco que começa a se mostrar consistente, não demoraria muito pensando. Para mim, e acredito que para muitos, o Ibson é o principal jogador da equipe. É, na minha opinião, o único no time que pode ser chamado de craque. Desde que surgiu na equipe principal vindo das categorias de base e se firmou como titular aos vinte anos, o jogador já impressionava pela forma como era capaz de aparecer para desarmar no campo de defesa e se apresentar para as jogadas de ataque. Um volante raro, com visão de jogo e qualidade no passe. Ao retornar três anos depois, vem jogando com o fôlego de um jovem e a experiência de um veterano, capaz de ditar o ritmo da partida.


Não tenho o menor receio de vaticinar que o Ibson chegará à seleção. E se o Dunga ou seu sucessor não mantiver o hábito canhestro de esperar o jogador brilhar na Europa para enfim convocá-lo, sua chegada à seleção fatalmente o conduzirá de volta a uma equipe do velho continente, onde defendeu o Porto por duas temporadas. Seja como for, o Flamengo nada ganhará. Quando o jogador começou a se destacar no ano 2004, por falta de perspicácia (ou por excesso dela, dependendo das intenções por trás das atitudes), os dirigentes do clube não trataram de renovar o contrato do atleta e aumentar sua multa rescisória. Resultado: hoje pagamos um salário bem maior para poder contar com o jogador por empréstimo, já que em 2005 ele foi vendido por um mísero milhão de euros, valor irrisório para os padrões do futebol, em um negócio conduzido por um certo Gerson Biscotto, responsável no mesmo ano por formar um time pavoroso, com a contratação de Adrianinho, Marcos Denner, Alessandro, Márcio Guerreiro e André Santos.

Só nos resta esperar que Ibson, formado na Gávea, nos ajude a retornar a Libertadores e seja um dos destaques do time na conquista da principal competição do continente antes de ir embora novamente. Assim, compensaria minimamente uma das maiores cagadas já produzidas por nossos dirigentes nos últimos tempos.

Flamengo: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Egídio; Jaílton, Cristian (Léo Medeiros), Ibson e Toró; Maxi Biancucchi (Renato Augusto) e Souza (Obina). Técnico: Joel Santana
Grêmio: Saja; Patrício, Léo, William e Anderson Pico; Nunes (Sandro Goiano), Marcelo Labarthe, Tcheco e Diego Souza (Danilo Rios); Jonas (Marcel) e Tuta. Técnico: Mano Menezes
Local: Maracanã/RJ
Árbitro: Sálvio Spinola Fagundes Filho
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Jr. e Rogério Carlos Rolim
Cartões amarelos: Fábio Luciano, Cristian e Souza (F); Marcelo Labarthe (G)
Gols: Souza, aos 25min do primeiro tempo; Ibson, aos 15min do segundo tempo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Concordo quanto ao Léo Moura ser insubstituível, mas acho q o Ibson tb é. O time sem ele perde muito no meio-campo, pois ele faz tudo junto, defende, cria, ataca, faz gols... e nenhum outro jogador no elenco faz isso.
Acho q ele está pendurado, tem q ter cuidado. Ele não pode ficar de fora contra o Corinthians.
Abraço!

Anônimo disse...

O pior é q o Fla já foi julgado pelo copinho q o fdp do vascaíno jogou em campo. Foi absolvido, mas um mané do tribunal pediu novo julgamento, q foi adiado. Agora esse do cara da latinha... ridículo, vão querer punir de qualquer maneira. Mas vc viu q a torcida bolou uma pena alternativa? Doação de alimentos! Legal.
Sobre o jogo do Corinthians, vou ver se compro logo, quem sabe amanhã mesmo. Vc vai tb né? Abraçooo!

Anônimo disse...

E detalhe: esses "destaques" q vc citou,não jogaram NADA! tanto q nenhum deles está mais no Flamengo (juninho na austrália, roni no cruzeiro e claiton no atlético-pr).
Não sei, mas até ano passado existia um pensamento podre nos dirigentes: "ah, ganhou a copa do brasil com esse time, não tem q contratar ninguém..." aí já viu. trouxe esses gatos pingados domésticos, conseguiu um estadual na sorte e uma campanha na libertadores boa no começo pq os adversários eram muito fracos (perdeu pro defensor lá de bobeira, problemas internos). aí veio a limpa no elenco.
aí sim, alguma coisa mudou na mentalidade dos dirigentes q as contratações aconteceram de forma correta, pensada. jogadores para as posições carentes: um baita zagueiro (fabio luciano), um baita meia (ibson), um baita atacante (maxi) e demos muita sorte com o cristian. já temos o kleberson e podemos montar um grande time pra, se Deus quiser, libertadores 2008. falta pouco pra vaga e pouco pra esse timaço. talvez um bom meia, um bom zagueiro e outro atacante de velocidade, além de reservas bons pras laterais.
bom, eu acredito na vaga e com essa mentalidade atual, acredito no título da libertadores. a união time e torcida é imbatível!
vou comprar meu ingresso nesta sexta. abraço!

Unknown disse...

Pra variar, com seus comentários sensatos, de um autêntico torcedor que consegue enchergar o jogo e transcrevê-lo com clareza!!! Perfeito nas observações, e vamos rebaixar o Corinthians, saudações rubro-negras !!!!Rumo a Tokio!!!Abraço!!

Unknown disse...

Claro enxergar é com X!!!!